Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22961

Compartilhe esta página

Título: Proposta de aplicativo em avaliação da aprendizagem para auxílio de professores de biologia
Autor(es): SILVA, Guilherme Genival da
Palavras-chave: Software de Avaliação; Suporte ao docente; Avaliação da aprendizagem
Data do documento: 10-Jan-2018
Citação: SILVA, G. G.
Abstract: O presente trabalho teve como finalidade conceber uma proposta de aplicativo de auxílio em processos avaliativos para professores de biologia. Sabendo da importância das Tecnologias para o processo educacional, buscamos responder aos seguintes questionamentos: qual o papel da avaliação da aprendizagem em biologia? Como aplicativos podem auxiliar o professor na prática avaliativa? O que são softwares, aplicativos e tags (palavras-chave)? A proposta de aplicação baseou-se na perspectiva da avaliação formativa, na qual possibilitou a construção desta proposta esquematizada através de fluxogramas que revelam esquemas parciais e total da aplicação. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com material disponível entre os anos de 1990 a 2017 sobre conceitos de avaliação. O software Cmap Tools versão 6.02 foi usado como uma ferramenta para delinear e explicar as funcionalidades esperadas do aplicativo para uma melhor visualização. O uso de aplicativos pode propiciar uma mudança na prática pedagógica do professor levando-o a otimizar e usar melhor o tempo utilizado na sala de aula com seus alunos, na esperança de fazer um bom trabalho pedagógico. A criação neste trabalho de uma proposta de aplicação pode fornecer uma nova visão sobre o uso de tecnologias no campo da avaliação, permitindo foco ao professor, ao seu trabalho pedagógico. Com esta proposta, o professor pode acompanhar a aprendizagem de seus alunos através da pré-avaliação dada pelo aplicativo. O aplicativo mostra os graus de acertos e erros de seus alunos colocando o professor consciente de seus objetivos para que haja sua intervenção pessoal mais rápida. Buscou-se com esta proposta contribuir em novas ideias e experiências para professores de biologia em seus processos avaliativos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22961
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, GUILHERME GENIVAL DA.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons